8 motivos para fazer o gerenciamento de obras e contar com a tecnologia!

Inbuilt VS | 30-03-2023 | 4 minutos de leitura

Acompanhar o andamento de uma construção, com ciência de qual etapa está, é importante tanto para as incorporadoras quanto para quem comprou o empreendimento. Nesse contexto, destaca-se a relevância do gerenciamento de obras.

Esse é um processo que confere mais controle e organização para cada fase de um projeto, a fim de evitar discordâncias entre o planejamento e a realização da obra. No entanto, para realizar um bom trabalho de gestão, é fundamental o uso de ferramentas adequadas e estratégicas.

Neste artigo, entenda melhor o que é o gerenciamento de obras e confira 8 motivos para realizá-lo da melhor maneira!

O que é gerenciamento de obras?

Gerenciamento de obras é o nome dado ao trabalho de fazer o monitoramento de diferentes processos de uma construção. Trata-se de realizar a gestão de recursos, tempo, pessoas, projetos, clientes, finanças, entre vários outros fatores envolvidos desde a idealização de um empreendimento até a entrega ao público final.

Qual a importância do gerenciamento de obras?

Por mais complexo que possa ser esse trabalho, o gerenciamento de obras é capaz de trazer uma série de vantagens para o sucesso de um empreendimento. Por esse motivo, torna-se necessário observar e considerar a sua importância no desenvolvimento de uma construção civil.

Para entender melhor a relevância da gestão de obras, veja 8 motivos pelos quais esse monitoramento é importante!

1. Controle de estoque de materiais

O tempo de finalização e a produtividade de uma obra dependem diretamente da disponibilidade de materiais. Além disso, a gestão financeira e a prevenção a prejuízos também se relaciona com o controle da compra, do armazenamento e da distribuição dos itens necessários para a construção.

Por esse motivo, realizar o gerenciamento de obras apropriado vai garantir que haja um controle mais efetivo dos materiais, aproveitando-os ao máximo e evitando gargalos operacionais nas etapas da construção.

2. Auxílio na fiel execução dos projetos

Ao apresentar ao cliente um projeto, o foco das construtoras e incorporadoras deve se tornar a produção de um empreendimento tão fiel ao que foi proposto ao público final. O acompanhamento das diferentes fases de uma obra também serve para garantir uma execução fidedigna ao planejamento.

3. Antecipação de problemas

Diversos problemas podem ser observados e antecipados com um acompanhamento constante. Essa é uma vantagem ainda maior quando esse trabalho é realizado por um profissional especializado e com ferramentas úteis para o tipo de obra.

Com isso, é possível prevenir prejuízos, atrasos, gastos desnecessários de materiais e, até mesmo, acidentes de trabalho. Sendo assim, atuar na antecipação de problemas se torna outro papel fundamental da gestão.

4. Diminuição de imprevisto

Da mesma maneira que é possível ter um maior controle sobre os possíveis problemas que podem ocorrer nas obras, o bom gerenciamento, que garante a fidelidade da construção ao projeto, também é eficiente na diminuição de imprevistos.

A simulação e a modelagem são funções que promovem recursos inovadores para um bom gerenciamento de obra e, consequentemente, um maior controle sobre o prazo de entrega e qualidade do projeto.

5. Aplicação de estratégia produtiva

A produtividade é um fator desejado em qualquer processo, e não seria diferente na execução de obras civis. Com uma gestão eficiente, é possível utilizar estratégias que garantem a entrega de um empreendimento de sucesso, em menos tempo e com etapas otimizadas.

6. Redução de custos

Devido a diversos fatores, ter um gerenciamento de obras adequado evita gastos desnecessários. Por esse motivo, é possível produzir uma obra de qualidade, com menos custos, favorecendo a lucratividade do empreendimento.

7. Asseguramento da qualidade da construção

O acompanhamento de todos os processos é fundamental para a gestão de qualidade, tanto para evitar problemas quanto para identificar brechas para melhorias. Desse modo, é possível atrair e fidelizar ainda mais clientes por conta do sucesso nas obras entregues pelas construtoras e incorporadoras.

8. Garantia do prazo da obra

Outro fator que garante a satisfação do público final é a pontualidade. Evitar atrasos é importante para alinhar o planejamento da empresa, dos clientes e dos profissionais. Por isso, ter uma boa administração, focada na otimização dos processos, torna-se indispensável.

Como otimizar a gestão?

Como visto, o uso de ferramentas focadas na qualidade das obras faz toda a diferença no gerenciamento. Por esse motivo, contar com a ajuda da tecnologia é uma solução para otimizar a gestão.

Nesse contexto, nós, da Inbuilt, temos de tudo para uma boa parceria. Com foco na inserção dos empreendimentos ao desenvolvimento tecnológico, a empresa traz soluções especializadas na inovação para construtoras, incorporadoras e clientes finais.

A simulação com realidade aumentada, por exemplo, é um diferencial que traz um recurso valioso para o gerenciamento de obras: a previsibilidade e uma maior facilidade de visualizar cada processo do projeto. Desse modo, é possível inovar com o uso eficiente da tecnologia e entregar empreendimentos cada vez mais surpreendentes.

Quer saber mais sobre como alinhar gerenciamento de obras com inovação? Conheça melhor a solução Inbuilt VS!

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