Como funciona a entrega das chaves e o que deve ser analisado na vistoria? Confira!

Inbuilt X | 06-06-2023 | 4 minutos de leitura

A entrega das chaves é um dos momentos mais esperados do processo de quem compra e vende o imóvel. Enquanto os clientes estão ansiosos para aproveitar a nova aquisição, muitas vezes, depois de um longo tempo de investimento, a empresa deseja ver a satisfação dos compradores.

Além de ser um momento importante pelas emoções envolvidas, é a hora de observar os detalhes do empreendimento e checar se está tudo certo na obra. Desse modo, é possível prevenir problemas no futuro e, principalmente, a insatisfação dos clientes.

Para garantir que tudo saia conforme o esperado, confira neste post o que precisa ser verificado durante a vistoria de um imóvel no momento da entrega das chaves. Acompanhe a leitura!

Como funciona a entrega das chaves?

Esse é um processo no qual os compradores e a empresa se reúnem para que sejam entregues as chaves e assinado o termo de entrega. Na maioria das vezes, esse processo ocorre no próprio imóvel, após a vistoria.

É importante que o momento de entrega ocorra após os compradores conhecerem os detalhes da estrutura do imóvel em 3D. Assim, significa que tudo saiu conforme o acordado. Além disso, as chaves podem ser entregues diretamente ao proprietário ou a uma pessoa devidamente autorizada.

O que deve ser verificado em uma vistoria de imóvel?

Tendo em vista a importância simbólica desse momento, nada melhor do que realizar uma boa vistoria do imóvel. A seguir, confira tudo o que precisa ser realizado nesse processo!

Faça um checklist de características acordadas

Um dos primeiros passos é fazer e levar uma lista do que precisa ser observado. Ter um checklist com todos os detalhes que foram combinados com a construtora e com os clientes faz toda a diferença.

Assim, a vistoria se baseia no que está nessa lista. Para otimizar o processo, é possível organizar os tópicos por cômodo. Desse modo, a vistoria é mais eficiente e ágil, tornando o momento de entrega das chaves mais agradável.

Registre tudo

É importante ter uma prova de que o processo de vistoria foi realizado com sucesso. Por esse motivo, vale a pena filmar e fotografar a visita. Dessa forma, existe um registro de que todas as estruturas foram observadas pelos compradores e devidamente acordadas.

Analise as portas, gavetas e janelas

Ao longo do processo de vistoria de imóvel, é importante verificar a qualidade dos itens disponíveis. Abrir e fechar portas, janelas e gavetas dos armários faz toda a diferença para conferir se a instalação ocorreu adequadamente.

Um simples parafuso fora do lugar pode comprometer toda a qualidade do imóvel e a credibilidade da empresa. Por isso, é sempre importante checar o funcionamento das peças e, caso encontre alguma irregularidade, responsabilizar-se por solucionar o mais rápido possível.

Confira os revestimentos

Durante a vistoria, lembre-se de observar com atenção os revestimentos. Verificar se o rejunte está totalmente aplicado, se todas as louças foram instaladas corretamente e se não há infiltrações.

Aproveite o momento para observar o acabamento da obra e se não há nenhuma pendência de limpeza. O ideal é que os compradores recebam o imóvel sem nenhum resquício da obra, como restos de rejunte nas cerâmicas e manchas de tinta no rodapé.

Teste as partes hidráulica, elétrica e de gás do imóvel

Vale a pena observar se todo o encanamento, rede elétrica e sistema de gás do imóvel está funcionando como deveria. Alguns dos passos mais importantes no processo de vistoria são: 

  • acender as luzes;
  • testar as tomadas;
  • abrir as torneiras rapidamente;
  • verificar se o escapamento de gás está seguro.

Com todos esses cuidados, você assegura que o imóvel está realmente pronto para ser entregue. Utilizar ferramentas que otimizam esse processo também faz toda a diferença, como é o caso da Inbuilt X.

Com um sistema de realidade aumentada, é possível observar não apenas o funcionamento dos sistemas hidráulico e elétrico, como o modo que a instalação foi realizada. Assim, ao oferecer os detalhes estruturais, a vistoria se torna mais prática e os compradores ficam cientes de tudo o que precisam saber sobre o imóvel.

Agora que você já sabe a importância da vistoria do imóvel no momento de entrega de chaves, tem de tudo para fazer com que essa experiência seja satisfatória para os clientes e à empresa. Lembre-se de aproveitar os recursos tecnológicos para aprimorar os serviços e garantir a aprovação do público.

Quer saber como aproveitar as soluções de realidade aumentada nos serviços da sua empresa? Confira mais detalhes sobre a Inbuilt X!

Compartilhe nosso conteúdo