Impressão 3D na construção civil e a importância da tecnologia

Inbuilt VS | 26-09-2023 | 6 minutos de leitura

O desenvolvimento de tecnologias inovadoras trouxe a diversos mercados a oportunidade de abertura a novos recursos. Um exemplo disso é o uso da impressão 3D na construção civil, que ajuda a trazer otimização, criatividade e praticidade para os projetos e as obras.

Aproveitar as tendências tecnológicas e saber como aplicá-las da melhor maneira no setor é uma oportunidade atrativa para inovar no trabalho. O uso de técnicas criativas e recursos modernos pode complementar a atuação na construção civil e contribuir para obras com mais qualidade.

Neste artigo, conheça mais sobre o uso da impressão 3D na construção civil e confira as vantagens dessa tecnologia!

O que é a impressão 3D?

A impressão 3D é a projeção e ilustração de um objeto em forma tridimensional. A tecnologia utiliza depósitos de camadas para a reprodução de um trabalho feito com computação gráfica, visando trazer ao mundo físico algo criado digitalmente.

Para a impressão 3D ocorrer, é necessário escolher materiais adequados para os dispositivos desta tecnologia. Ao mesmo tempo, é fundamental que essas peças se adaptem às estruturas planejadas para o objeto desenvolvido digitalmente, a fim de criá-lo fisicamente no formato desejado, preservando suas formas.

Com a impressão 3D, é possível criar novos formatos, adicionar materiais, modificar estruturas e manipular o objeto gráfico de diferentes maneiras antes de gerá-lo física e tridimensionalmente. Essa capacidade criativa tem uma série de vantagens ao ser aplicada na área de construção civil.

Como a impressão 3D é utilizada na construção civil?

O setor de obras lida diariamente com projetos para as mais variadas construções. Por esse motivo, contar com elementos tridimensionais para o estudo do conceito a ser desenvolvido auxilia no planejamento e na execução do projeto.

A impressão 3D contribui até mesmo para a estruturação das obras na construção civil. Desse modo, permite inovar e otimizar o tempo de produção de diversas etapas de um projeto.

Confira alguns exemplos de aplicação da impressão 3D na construção civil e entenda melhor por que essa tecnologia é tão interessante para o setor!

Maquetes

A maquete é uma das primeiras aplicações de impressão 3D que vêm à mente quando o assunto é construção civil. A visualização em escala reduzida de toda a ideia de uma obra é útil para o planejamento dos ambientes, protótipos de estruturas e ajustes no projeto, tanto para os arquitetos e engenheiros quanto para os mestres de obras e demais profissionais do meio.

Com a impressão 3D, é possível simular o canteiro de obras, com o máximo de detalhes possível e ainda com baixos custos de produção. É válido destacar que uma maquete impressa tridimensionalmente leva muito menos tempo de fabricação do que os modelos realizados manualmente. Por isso, traz agilidade e praticidade para as obras.

Contour crafting

A técnica de contour crafting, ou construção por contornos, é voltada para o desenvolvimento de edifícios. Essa é uma ferramenta digital automatizada que gera uma proposta de construção rápida, econômica e prática.

Com a impressão em 3D e material de argamassa, é possível produzir uma estrutura de prédios residenciais, planejando aspectos estruturais e de alvenaria, como rede de eletricidade, encanamento e até mesmo os acabamentos.

Com essa visualização mais realista, os profissionais têm recursos extras para aprimorar o gerenciamento de obra. Além disso, os projetos de construção de comunidades se tornam muito mais robustos e aplicáveis.

Concrete printing

Outra inovação tecnológica que pode ser aplicada na área de construção civil é o concrete printing. Com essa técnica, é possível fabricar materiais feitos com argamassa e cimento, a fim de otimizar a rotina nas obras.

A fabricação digital de elementos tridimensionais permite aumentar o nível de detalhamento e de fidelidade entre o projeto e a construção. Além disso, aproveita e reduz consideravelmente o tempo de produção.

Impressão de metal

Até mesmo estruturas metálicas utilizadas na construção civil podem ser impressas em 3D. A técnica permite fundir arames e modelá-los conforme o projeto. Com isso, é possível obter métodos de soldagem ágeis que tornam todos os processos iniciais da obra mais rápidos.

Quais as vantagens da tecnologia de impressão 3D na construção civil?

Ao observar as diferentes aplicações da impressão 3D na construção civil, é possível imaginar por que essa tecnologia chama tanta a atenção dos profissionais da área. Afinal, a inovação facilita colocar a criatividade em prática de uma maneira digitalizada, a fim de modernizar o setor.

Vale destacar que os investimentos em impressão 3D não são baixos. No entanto, o retorno positivo que esse método pode trazer para a imagem e até mesmo o faturamento dos empreendimentos deve ser considerado.

Para entender melhor por que implementar técnicas de impressão 3D nas suas obras, confira as principais vantagens desse uso!

Estruturas inovadoras

Uma das maneiras de conquistar o cliente e se destacar da concorrência é optar por métodos que se diferenciam com qualidade. Estruturas inovadoras na construção civil são exemplo de estratégias que chamam a atenção e aumentam as chances de gerar obras inéditas, criativas e superem as expectativas do público.

Redução de desperdícios

Os materiais podem ser aproveitados ao máximo com o apoio da impressão 3D na construção civil. Desde o processo de planejamento das matérias-primas necessárias para o projeto até a execução podem ser mais precisos, diminuindo os gastos com:

  • materiais jogados fora;
  • refação;
  • problemas na obra.

Diminuição de mão de obra

Outro ponto positivo é a oportunidade de fazer obras de construção civil com menos profissionais. Dessa maneira, é possível economizar na mão de obra, sem perder a qualidade nos serviços.

Vale destacar também que a impressão 3D não substitui o trabalho de um profissional qualificado. No entanto, diversas tarefas podem ser desempenhadas por essa tecnologia de maneira automatizada e garantir que os colaboradores tenham mais tempo na dedicação ao acabamento e à decoração das obras finalizadas.

Reconstrução rápida

Se o objetivo é utilizar a impressão 3D na construção civil para restaurar ou recuperar um imóvel em menos tempo, saiba que essa é uma excelente ideia. Com essa tecnologia, as peças ficam prontas de maneira rápida e com alta qualidade. Desse modo, é possível elaborar planos de reconstrução ágeis e que beneficiem o proprietário do terreno.

Ao considerar que o tempo é um dos principais desafios da construção civil, ter um recurso que otimiza longas horas de trabalho é vantajoso. Além disso, a impressão 3D pode ser utilizada por qualquer pessoa, desde que se prepare adequadamente para aplicar as técnicas e conheça os equipamentos.

Mais agilidade na construção

Por fim, é possível obter mais uma das grandes vantagens da digitalização: a redução do tempo para desempenhar as atividades profissionais, trabalhar sem pressão e diminuir o estresse devido ao excesso de tarefas em um curto intervalo de tempo.

Como visto, com a impressão 3D, é possível ter um futuro ainda mais promissor e inovar com o uso de tecnologia de ponta no mercado. Para aproveitar esses recursos, nada melhor do que conhecer o que a transformação digital proporciona aos setores e saber como aplicá-lo.

Gostou deste post? Então, conheça a Inbuilt, empresa especializada em criar experiências com a realidade aumentada e tecnologias inovadoras para a construção civil!

Compartilhe nosso conteúdo