Utilizada em diferentes áreas, também há aplicações da nanotecnologia na construção civil. Essa é uma ciência que permite manipular a matéria em escala atômica e molecular para gerar aperfeiçoamentos. No caso do canteiro de obras, permite criar materiais mais resistentes e especiais.
Ao mesmo tempo, permite reduzir o desperdício, adicionando o conceito de sustentabilidade e contribuindo para o gerenciamento de obras. Ou seja, consegue-se ter mais qualidade com segurança, resistência e baixo custo de produção.
Para entender melhor os benefícios da nanotecnologia na construção civil, criamos este post. Aqui, você entenderá melhor esse contexto. Saiba mais!
O que é nanotecnologia?
A nanotecnologia é uma ciência que manipula, processa e fabrica produtos e materiais a partir de partículas muito pequenas. Elas podem ser até 1 bilhão de vezes menores do que 1 metro, representando um nanômetro.
Testada desde os anos 1990, essa tecnologia começou a ser aplicada de forma mais ampla recentemente. Além da construção civil, também traz benefícios para a biologia, a medicina e outros setores.
Considerando toda a proposta para a construção civil, a nanotecnologia vem sendo chamada como a 2ª revolução do concreto. Isso porque já há experiências bem-sucedidas com o acréscimo de nanotubos de carbono ao cimento, tornando o material altamente resistente.
Como a nanotecnologia é usada na construção civil?
A nanotecnologia é usada na construção civil, especialmente, na aplicação da nanosílica para produzir concretos. Isso permite que o resultado seja o aumento da durabilidade e da resistência devido à densificação da microestrutura do concreto.
Ainda existem outros tipos de usos, mas tudo ainda é incipiente, apesar de promissor. Por exemplo, no Santuário da Divina Misericórdia, em Roma, um revestimento autolimpante foi desenvolvido a partir de um nanomaterial. Assim, ele degrada a matéria orgânica e impede que a poluição fique depositada na estrutura do local.
De toda forma, é possível garantir mais durabilidade e resistência, além de melhor desempenho. A vida útil das estruturas e construções também é aumentada, chegando a 100 anos, em alguns casos.
Isso faz com que as expectativas sejam bastante positivas. Por isso, mais do que saber como usar o BIM — uma realidade no setor —, é preciso conhecer outras possibilidades. Por exemplo, nanotecnologia, realidade aumentada e realidade virtual.
Quais as aplicações da nanotecnologia na construção civil?
As aplicações da nanotecnologia na construção civil são variadas e visam ao melhoramento das propriedades dos materiais. Por exemplo, elas podem agregar novas propriedades, como autolimpante, antibacteriana ou fotocatalítica. Também aumenta a resistência à corrosão e garante uma durabilidade maior.
Para entender melhor, veja as aplicações da nanotecnologia na construção civil.
Nanotubos de carbono
Esses tubos ocos (alótropos) são acrescentados em alguns materiais para aumentar a força e a flexibilidade, garantir o armazenamento de hidrogênio. Isso acontece com o concreto, por exemplo, que se torna mais resistente. Dessa forma, é possível criar obras mais complexas e maiores.
Ainda é possível aplicar os nanotubos de carbono em matrizes cimentícias e argamassas. Com isso, a estrutura tem mais proteção contra agentes deletérios, como a oxidação e a carbonatação.
Vidros antifogo
A nanotecnologia na construção civil consegue deixar o vidro resistente ao fogo. Nesse caso, há o bloqueio das chamas por meio de corta-fogo ou antichamas para evitar danos maiores. Esse material pode ser usado em vários locais, como:
- coberturas e laterais de túneis;
- saídas de emergência;
- divisórias de escritórios;
- rotas de fuga;
- locais públicos de difícil evacuação;
- fachadas de edifícios.
Esse resultado é conseguido pela aplicação de uma camada intumescente entre os painéis de vidro. Essa proteção é composta por nanopartículas de dióxido de silício e é isso que garante esse escudo antifogo.
Argamassas poliméricas
Sendo formado por cimento, esse material conta com aditivos específicos, como minerais e polímeros. Isso garante características impermeabilizantes e uma variedade maior de aplicações.
Solventes biodegradáveis
Criado para a limpeza pesada de vários produtos, inclusive químicos e industriais, esse produto garante o processo de desengraxe a frio com secagem rápida. Assim, remove óleos e graxas. A vantagem é ser biodegradável, diminuindo o impacto no meio ambiente.
Esquadrias com revestimento nanocerâmico
Com uma camada nanocerâmica, essas esquadrias têm mais aderência às tintas de acabamento. Ainda protegem contra a corrosão e têm isenção de fósforo e materiais pesados. Outras vantagens são:
- ausência de componentes orgânicos voláteis;
- redução do uso de água no processo;
- geração de resíduos de baixa toxicidade;
- necessidade de pouco tratamento para o descarte adequado.
Quais são os diferenciais da nanotecnologia na construção civil?
Os diferenciais da nanotecnologia na construção são o aumento da durabilidade dos projetos, melhores resultados de acabamento, melhoria do uso depois da entrega, redução de erros e retrabalho na construção civil. Ainda é possível destacar a sustentabilidade, porque tende a haver a redução no consumo de água e emissão de gases.
Todos esses diferenciais devem ser complementados com outras tecnologias para que você tenha uma vantagem competitiva em relação à concorrência. É o caso da Inbuilt, que oferece aplicativo de realidade aumentada para o processo de vendas, construção e pós-vendas.
Essa é uma forma de oferecer uma experiência única e trazer eficiência ao canteiro de obras. Isso porque é possível ver todos os detalhes, através da modelagem dos projetos e transformá-los em realidade aumentada no aplicativo Inbuilt X.
Dessa forma, fica mais fácil verificar se o projeto está saindo como o esperado, mostrar como será o resultado para o cliente e fechar negócio. Ou seja, você tem muitos benefícios, assim como a nanotecnologia na construção civil faz toda a diferença.
Então, que tal entender como a realidade aumentada auxilia a construção civil? Conheça o site da Inbuilt e veja as principais informações sobre as nossas soluções.
Compartilhe nosso conteúdo