Realidade aumentada e realidade virtual: quais as diferenças?

Inbuilt Go | 02-03-2023 | 4 minutos de leitura

Você sabe as diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual? É possível que você tenha algumas dúvidas. Afinal, ambas as tecnologias oferecem uma experiência mais interativa e imersiva. No entanto, os objetivos são bem diferentes.

De modo geral, a realidade virtual permite que você se insira em um ambiente gerado por um dispositivo eletrônico. Enquanto isso, a realidade aumentada inclui os conteúdos diretamente no mundo real.

Por esse motivo, essas tecnologias devem ser as principais nos próximos anos, inclusive porque exigem somente um smartphone para visualizar as informações.

Com esse resumo, você já começa a entender o que é realidade aumentada e virtual. Neste post, explicaremos melhor sobre o assunto. Que tal saber mais?

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada é uma tecnologia que inclui elementos virtuais no mundo físico, sobrepondo-os. Para isso, é necessário usar uma câmera e sensores de movimento. Ou seja, as imagens digitais são captadas e reproduzidas no mundo real por meio de um celular, computador ou óculos virtuais.

A partir disso, você passa a visualizar uma realidade mista, vendo coisas que não existem de verdade. Para entender melhor o funcionamento da realidade aumentada, é preciso conhecer as 4 etapas dessa tecnologia. São elas: 

  • criação do objeto virtual por um dispositivo tecnológico;
  • leitura da transmissão pela câmera do dispositivo usado;
  • devolução do sinal pelo dispositivo de saída e criação do efeito;
  • transmissão do objetivo por um celular ou outro aparelho eletrônico.

O que é realidade virtual?

A realidade virtual permite que você “entre” em um ambiente fictício com a ajuda de um óculos ou um capacete adaptado para simulação de um espaço tridimensional. Assim, é possível observar todo esse mundo diferenciado virando a cabeça, algo permitido pela tecnologia head tracking.

Dessa forma, é como se você fosse para um lugar diferente — isso porque deixa de visualizar o ambiente real. Porém, a necessidade de usar óculos ou capacete acaba tornando o acesso a essa tecnologia mais caro.

Diferenças entre realidade aumentada e virtual

As diferenças entre realidade aumentada e realidade virtual residem, principalmente, no objetivo para o qual essas tecnologias foram criadas.

No primeiro caso, são acrescentados elementos que interagem com os itens já existentes. Por sua vez, no segundo, um ambiente específico é criado, sendo totalmente independente do mundo real.

Outros fatores relevantes que demonstram bem o que é realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV) são:

  • preço: maior na RV por exigir um aparelho que impeça a visão do mundo real;
  • criação da tecnologia: a realidade virtual exige o uso de tecnologias 3D, deep learning e inteligência artificial. Enquanto a realidade aumentada exige apenas o dispositivo adequado, sem necessidade de dispositivos extras;
  • alocação dos elementos virtuais: na RA, eles são sobrepostos ao ambiente. Na RV, é criado um ambiente totalmente novo.

Exemplos de realidade aumentada e virtual

Os exemplos de realidade aumentada e virtual permitem entender melhor como essas tecnologias funcionam. Saiba mais.

Realidade virtual

Muito usada em jogos, a realidade virtual é utilizada para simular situações em ambientes de treinamento, especialmente para pilotos de avião e soldados. Médicos também utilizam para se prepararem para os procedimentos cirúrgicos.

Outro exemplo ocorre na Embrapa. A empresa pública usa a RV para que o agricultor visualize as áreas desmatadas e saiba de que forma revitalizá-las.

Realidade aumentada

Um exemplo bastante claro de realidade aumentada foi o jogo Pokémon Go, que fez muita gente ficar olhando para a tela do celular para encontrar os elementos do game. No entanto, até os filtros dos Stories do Instagram fazem parte dessa tecnologia, ao sobreporem acessórios e animações nas imagens.

Apesar desses exemplos simples, a RA pode ser usada em outros contextos. Por exemplo, em pontos turísticos é possível visualizar conhecimentos adicionais sobre as obras e os monumentos. Na escola, é uma forma de complementar as informações repassadas pelo professor.

Por sua vez, lojas de departamentos e eletrodomésticos podem simular a disposição dos produtos visando encontrar o melhor resultado. Dessa forma, adquirem uma estratégia para vender mais.

Já na construção civil, permite visualizar os empreendimentos em escala real. Com isso, os clientes conseguem acompanhar as obras, a equipe verifica todas as instalações, fazendo a rastreabilidade das informações para atuar de maneira mais intuitiva e precisa.

Como você pôde perceber, as duas tecnologias são válidas e podem ser usadas em diferentes contextos. No entanto, elas são complementares, justamente por serem diferentes. Assim, realidade aumentada e realidade virtual são úteis para o ambiente corporativo e seus clientes, a fim de agregar valor e melhorar a experiência.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas quais são as diferenças entre RA e RV.

Compartilhe nosso conteúdo